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Recursos Educacionais Abertos (REAs): Uma Visão Geral

Recursos Educacionais abertos (REAS)

Os Recursos Educacionais Abertos (REAs), são materiais de domínio público, licenciados e distribuídos livremente. Além disso, o acesso a esses recursos favorece a melhoria da qualidade de ensino, ao permitir que os docentes adquiram conhecimentos que, posteriormente, serão compartilhados e discutidos em sala de aula.

A educação, na atualidade, alcança um viés de transformações sociais e metodológicas. Similarmente, a internet tornou-se uma ferramenta essencial para o desenvolvimento dos recursos educacionais abertos. 

Características dos REAs

Os REAS possibilitam a quebra da barreira geográfica, por exemplo, tornando a construção do conhecimento possível com a colaboração de várias pessoas mediados pelo acesso à internet.

Além disso, é válido ressaltar que os REAs possuem proporção de acesso a dados com recursos de utilização avançados, superiormente ao famoso “cópia e cola”. 

Portanto, nessa perspectiva, é necessário salientar a disponibilização de conteúdos livres visando promover a democratização do acesso a pesquisas, as quais são uma das questões propostas pelos Recursos Educacionais Abertos.

Os REA’s tornou-se uma das ferramentas de construção de materiais, proporcionando uma experiência diversa e coletiva, objetivando a produção e aperfeiçoamento de conteúdos.

Preparando o ambiente

É importante que os educadores e instituições educacionais estejam atentos em qualificar e aperfeiçoar a formação de estudantes críticos. Desta forma, os discentes conseguirão interpretar efetivamente significando os recursos educacionais compartilhados. Isso deve ocorrer não somente no espaço digital, mas também em qualquer formato de ensino. 

Um estudante crítico que possui habilidades de interpretação consistente e capaz de distinguir e filtrar conteúdos/informações que possuem muita ou nenhuma relevância para seu conhecimento.

Tipos de REAS:

Alguns exemplos de REAS que podemos citar são: livros didáticos, softwares, vídeos, cursos, etc. 

  • Livros didáticos: O uso de REAS permite a colaboração em livros didáticos, enriquecendo a diversidade cultural e o conteúdo.
  • Software: Programadores podem desenvolver software com eficiência usando a licença Creative Commons, promovendo o compartilhamento e a colaboração para resultados melhores.
  • Vídeos: Equipes podem criar recursos abertos em formato de vídeo, tanto na construção do roteiro quanto na edição do vídeo.
  • Cursos: Equipes podem colaborar na produção de cursos e apostilas, abordando diferentes perspectivas e agregando a diversidade de conteúdos.

Diferentes esferas da sociedade, incluindo a educação, empregam construções coletivas. Por exemplo, a elaboração das leis ocorre através da colaboração contínua por meio de representantes eleitos, destacando a importância da participação de várias pessoas.

A importância dos Recursos Educacionais Abertos(REAS) para a sociedade

A divulgação e o compartilhamento do conhecimento produzido são impulsionados pela importância dos Recursos Educacionais Abertos. Desta forma, colaborando para o desenvolvimento científico, educacional e cultural.

Profissionais de diversas áreas e o público em geral podem acessar, adaptar e modificar esses recursos, beneficiando a construção do conhecimento e a sociedade como um todo.

Os REAs oferecem inúmeros benefícios, como na área da saúde, onde auxiliam no compartilhamento de informações cruciais tanto para a formação de profissionais quanto para o acesso da população a informações confiáveis. 

Em suma, neste artigo, visamos compreender os aspectos dos REAS, seus benefícios e a sua aplicabilidade na educação e na sociedade em geral. Almejamos que este conteúdo tenha trazido informações relevantes para o seu cotidiano.

Obrigada por ler até aqui, desejamos sucesso em sua vida acadêmica e profissional, continue nos acompanhando para mais conteúdos como este. Até breve!

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Sobre o Autor

autores

EducaWeb Brasil

“Mainy Santos, Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências humanas e sociais e suas técnologias pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Possui interesses relacionados a área da educação e capacitação de pessoas, dedicando sua formação no desenvolvimento de artigos de cunho informativo e instrutivo.

José Augusto Almeida, Graduando em Analise e desenvolvimento de sistemas Pela Universidade (UNINTER). Possui interesses relacionados a área da técnologia da informação, dedicando sua formação no desenvolvimento de artigos de cunho técnologico e informativo”.

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