Pesquisar
Close this search box.

Interdisciplinaridade: Conheça suas Características e Definições

Interdisciplinaridade

Estamos vivendo em uma sociedade cada dia mais Diversa e plural e é claro que isso se reflete na educação. A interdisciplinaridade é parte integradora do processo de ampliação e pluralização do conhecimento.

Neste artigo abordaremos as características e definições da interdisciplinaridade, bem como, suas vantagens e o seu impacto no formato convencional de ensino.

Ensino Disciplinar 

Antes de definir o que é interdisciplinaridade precisamos conceituar a sua “oposição”. O ensino disciplinar é caracterizado pelo aprendizado dividido entre disciplinas específicas. 

Nesse contexto,  cada matéria aborda conteúdos e temas limitados a somente uma disciplina, desta maneira, o processo de aprendizado é constituído a partir de definições objetivas e direcionada. 

Este formato de ensino está presente na grande maioria das instituições educacionais e configura-se como uma metodologia de aprendizagem convencional, que possui um resultando incontestável, no entanto, não consegue suprir todas as demandas da diversidade presente no dia-a-dia moderno.

Surgimento da interdisciplinaridade no Brasil

O ensino interdisciplinar, apesar de ser um termo aparentemente novo, é um conceito discutido por estudiosos a algum tempo. 

Aqui no Brasil, as discussões acerca da interdisciplinaridade se iniciaram em meados de 1960 á 1970 pelo Doutor em Filosofia, Hilton Japiassu, que se tornou referência dos estudos sobre este formato de aprendizado. 

Japiassu publicou diversos artigos e livros abordando o ensino de várias disciplinas, dentre eles está o livro “O Sonho Transdisciplinar e as Razões da Filosofia”, que retrata em específico as relações do ensino de ciências humanas e a meta de uma educação inter(trans)disciplinar. 

Características da interdisciplinaridade.

A interdisciplinaridade é um modelo de ensino que abrange duas ou mais disciplinas em um único espaço educativo, ou projeto estruturante, além de relacionar diferentes métodos de aprendizagem, para abordar problemas complexos e desafios. Suas características incluem:

Integração de Disciplinas:

A interdisciplinaridade busca a colaboração entre diferentes campos do conhecimento, promovendo a fusão de ideias e métodos de diversas disciplinas.

Abordagem Holística:

Ela considera os problemas de forma abrangente, levando em conta múltiplos aspectos e perspectivas, em vez de análises unidimensionais.

Resolução de Problemas Complexos:

É usada para abordar questões que não podem ser compreendidas ou resolvidas eficazmente por uma única disciplina, geralmente devido à sua complexidade.

Trabalho em Equipe:

A interdisciplinaridade envolve equipes de especialistas de diferentes áreas que colaboram para alcançar objetivos comuns.

Comunicação Efetiva:

A comunicação entre especialistas de diversas disciplinas é essencial, já que cada campo pode ter sua própria linguagem e conceitos.

Flexibilidade e Adaptabilidade:

Os praticantes da interdisciplinaridade devem ser flexíveis e adaptáveis, prontos para integrar novas informações e métodos conforme necessário.

Aplicabilidade Prática:

O objetivo é geralmente gerar soluções práticas para problemas do mundo real, tornando-a relevante para a sociedade e o mercado.

Inovação:

A interdisciplinaridade frequentemente leva à inovação, pois a combinação de diferentes perspectivas pode resultar em abordagens criativas para problemas.

Aprimoramento do Ensino e Pesquisa:

Nas instituições educacionais, a interdisciplinaridade pode melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa, proporcionando uma visão mais ampla do conhecimento.

Respeito à Diversidade de Conhecimento:

Ela reconhece que diferentes disciplinas têm abordagens válidas e valiosas, promovendo um ambiente de respeito pela diversidade de conhecimento.

Em resumo, a interdisciplinaridade busca superar limitações das abordagens disciplinares convencionais, visando uma compreensão mais completa e uma resolução mais eficaz de problemas complexos em diversas áreas do conhecimento.

Obrigada por ler até aqui, desejamos sucesso em sua vida acadêmica e profissional, continue nos acompanhando para mais conteúdos como este. Até breve!

Você também gostará de ler:

Sobre o Autor

autores

EducaWeb Brasil

“Mainy Santos, Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências humanas e sociais e suas técnologias pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Possui interesses relacionados a área da educação e capacitação de pessoas, dedicando sua formação no desenvolvimento de artigos de cunho informativo e instrutivo.

José Augusto Almeida, Graduando em Analise e desenvolvimento de sistemas Pela Universidade (UNINTER). Possui interesses relacionados a área da técnologia da informação, dedicando sua formação no desenvolvimento de artigos de cunho técnologico e informativo”.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.