Pesquisar
Close this search box.

Filmes Educativos: Conheça um TOP 5 Incrível

educação e filmes educativos

A arte é uma área da educação que representa com precisão e entusiasmo a vida cotidiana. Nesse sentido, as obras de dramaturgia absorvem e fazem reflexão sobre as questões sociais do dia-a-dia, estas representações podem ser vistas em peças de teatro, novelas, filmes e séries. Nesse sentido, os filmes educativos pode ser usado como material pedagógico, ao promover a compreensão dos desafios presentes no ambiente educacional. Como resultado, o aprendizado é construído mediante conteúdos de formatos alternativos.

Listamos alguns filmes educativos que podem te inspirar na construção de um plano de aula ou te ajudar a pensar criticamente sobre algumas questões que atravessam o contexto da educação.

Educação inovadora – Filme: “Uma Professora muito maluquinha” (2011).

O filme educativo, “Uma Professora muito maluquinha”, é baseado no livro do autor brasileiro, Ziraldo. Conforme o livro, o filme retrata as aventuras de uma professora da capital que aceita trabalhar em uma escola do interior, sendo acolhida pelos alunos, pois, a sua metodologia de ensino é incomum. 

No entanto, a educação revolucionária da professora Cate, não agrada os pais e professores da pequena cidade.

Em suma, o filme educativo aborda a importância do pela pesquisa e o incentivo à construção da aprendizagem por meio de diferentes formatos de ensino para uma educação inovadora. Ademais, você consegue assistir ao filme educativo na Netflix e possui classificação indicativa livre.

Educação superior e oportunidades – Filme: “Que horas ela volta? (2015)”

O filme “que horas ela volta” ? Estrelado por Regina Casé, aborda a educação subjetivamente, mas ainda assim, muito inspiradora. 

Mais precisamente, o enredo narra a história de Val, uma pernambucana que se mudou para São Paulo em busca de melhores condições de vida para sua filha, Jéssica. Anos depois, Jéssica morará com sua mãe, na casa de seus patrões, almejando passar no vestibular.

Assim, o longa-metragem enfatiza a importância da educação superior como um meio de alcançar a ascensão financeira e melhorar a qualidade de vida, rompendo com as barreiras socioeconômicas.

Este filme está disponível na Amazon Prime, Globoplay, Netflix e no YouTube. Possui classificação indicativa a partir de 12 anos.

Educação e modernidade – Filme: “Tempos modernos” (1936).

Na obra de Charlie Chaplin, “Tempos modernos”, a educação não é o foco principal do enredo, mas o processo da industrialização é bem retratado ao longo do filme, desta forma você consegue compreender didaticamente o período da revolução industrial, a qual é um assunto muito discutido no nosso dia-a-dia escolar.

A ambientação do filme é feita em uma fábrica de produção em grande escala e aborda os desafios do surgimento das primeiras tecnologias industriais. 

Portanto, sugerimos que você utilize este filme para fomentar debates educativos sobre a revolução industrial e as desigualdades sociais.

Você consegue encontrar “Tempos modernos” no Telecine e também, gratuitamente no YouTube, o filme educativo possui classificação indicativa livre. 

Educação constrói autonomia – Filme: “Escritores da liberdade” (2007).

O filme norte-americano, “Escritores da Liberdade”, dirigido por Richard LaGravenese, narra a história real da educadora, Erin Gruwell. A obra audiovisual retrata a conturbada perspectiva de educação em uma escola pública da cidade de Long Beach marcada pela violência.

Então, diante de um cenário de guerra entre gangues, a professora Erin decide resgatar seus alunos, ambientando as suas aulas com base no contexto de vida dos estudantes. Com isso, o longa-metragem expõe o importante papel de integração que a educação possui para a mudança de realidade dos indivíduos.

Você pode assistir “Escritores da liberdade” na Amazon Prime, Apple TV, Google Play Filmes e TV e no YouTube. Possui classificação indicativa a partir de 12 anos.

Conhecer para transformar- Filme: “O menino que descobriu o vento” (2019).

Baseado na história real, o filme “O menino que descobriu o vento” dirigido por Chiwetel Ejiofor, conta a vida de William Kamkwamba, um jovem do Malawi que enfrentava dificuldades financeiras com sua família em um local sem perspectiva de melhores condições. 

Em suma, William, encontra um caminho na educação para superar as adversidades através da construção de uma turbina eólica inspirada em um livro de ciências.

Você consegue assistir a este filme inspirador na Netflix e possui classificação indicativa a partir de 12 anos.

Em suma, indicamos estes 5 filmes educativos para você utilizar como material alternativo para uma aula, ou até mesmo, como histórias inspiradoras para estudantes. 

Obrigada por ler até aqui, desejamos sucesso em sua vida acadêmica e profissional, continue nos acompanhando para mais conteúdos como este. Até breve!

Você também gostará de ler:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.