Pesquisar
Close this search box.

Plataformas de Cursos Online Grátis: As 4 Melhores Opções

cursos e plataformas

Neste artigo, nós, da equipe EducaWeb Brasil, vamos te indicar 4 plataformas de cursos grátis, com certificação e fonte de ensino confiável para que você possa aprimorar seus conhecimentos. Além de adquirir carga horária complementar, caso esteja precisando abater horas adicionais em sua formação de ensino superior.

Investir tempo e dedicação na qualificação é um diferencial em meio ao cenário de grande concorrência no mercado de trabalho, desta forma, realizar cursos e atividades complementares são maneiras eficazes de alcançar o aprimoramento profissional.

Cursos E-learning

As instituições indicadas possuem cursos livres no modelo e-learning (aprendizagem eletrônica) onde você estuda de forma online e tem acesso aos conteúdos quando e onde quiser. 

Além disso, as plataformas possuem cursos de diversas áreas de conhecimento, tais como: 

  • Desenvolvimento profissional e pessoal;
  • Idiomas, línguas e literatura;
  • Marketing Digital;
  • Ética na administração pública.

As atividades complementares são 100% gratuitas e ao final do curso garantem certificado autenticado e válido em todo o território nacional.

Plataforma de cursos: AVA MEC 

Nossa primeira indicação é a página AVA MEC, que trata-se de um site do Governo Federal do Brasil, viabilizado pelo Ministério da Educação, que disponibiliza cursos online. A instituição possui uma variedade de cursos de diversas áreas do conhecimento, porém, existe uma quantidade maior de conteúdo voltado para área da educação e especialização de professores. 

O site da  AVA MEC, possui uma interface intuitiva e de fácil compreensão. Para ter acesso aos cursos é necessário fazer um cadastro na plataforma com e-mail e senha.

A média de carga horária dos cursos varia entre 20 á 180 horas cada, desta maneira, o site possui material didático mais adequado para quem procura cursos conteudistas e amplos. Além disso, a AVA MEC não possui limites de cursos, sendo assim, você pode fazer quantos cursos quiser.

Plataforma de cursos: Fundação Bradesco

A nossa segunda indicação é a plataforma da Fundação Bradesco, que pertence a instituição do Banco Bradesco. O site conta com mais de 90 cursos de qualificação e possui uma grande distribuição de materiais didáticos classificados por áreas de interesse. 

A Fundação Bradesco tem uma interface intuitiva e didática. Logo de início, o site sugere os cursos mais procurados e cursos essenciais, como o curso de excel e word, por exemplo. 

Para usufruir dos conteúdos de aprendizagem é necessário realizar um cadastro com e-mail e senha. A plataforma do Bradesco possui carga horária média de 4 a 40 horas por cada curso, sendo um site que possui módulos menores, ideal para quem possui pouco tempo para fazer estudo complementar. 

Na Fundação Bradesco, o certificado também é garantido após a conclusão e não existe um limite de cursos por estudante.

Plataforma de Cursos: Aprenda Mais

A terceira indicação de site, Aprenda Mais, também é uma realização do Governo Federal, viabilizado pelo Ministério da Educação. 

A plataforma possui parceria com instituições de ensino que ministram os cursos disponibilizados, desta forma, o Aprenda Mais reúne os cursos e organiza cada um conforme a área de aprendizado e com a descrição da respectiva instituição de ensino.  

A interface do Aprenda Mais é mais simples de compreender, se comparada com as outras plataformas mencionadas acima. No site, o estudante tem acesso às opções de área do conhecimento  e em cada área é listado os cursos e suas descrições.

A média da carga horária de cada curso desta plataforma é de 20 a 80 horas, ou seja, é um site com uma carga horária mais extensa, sendo adequado para estudantes que procuram cursos detalhistas e prolongados.

Assim como nas outras plataformas, o Aprenda Mais disponibiliza certificado gratuito ao fim do curso e não possui limite de cursos por usuário.

Plataforma de cursos: Santander – Avançar+

A quarta e última indicação de instituições online para cursos é disponibilizada pelo Banco Santander, Avançar+. A plataforma possui a área de conhecimento mais relacionada à educação financeira, empreendedorismo e tecnologia.

A interface do Avançar+ já possui os cursos na primeira página de acesso, isso facilita no momento da escolha do conteúdo. Os materiais de aprendizado são disponibilizados por vídeo-aula e o acesso é liberado gradativamente conforme o seu desenvolvimento.

Para ter acesso a plataforma é necessário realizar um cadastro com e-mail e senha. A média de carga horária deste site, varia entre 40 à 120 horas, sendo então, uma plataforma com módulos extensos, propícios  para estudantes em busca de um conteúdo completo e detalhista.

A Avançar+ também emite certificado grátis ao fim do curso e possui acesso ilimitado aos cursos disponíveis.

Em um mundo onde o aprendizado contínuo é essencial, essas quatro plataformas de cursos gratuitos são verdadeiras joias. Elas oferecem oportunidades ilimitadas para aprimorar suas habilidades e adquirir conhecimentos valiosos, independentemente de sua área de interesse. 

Portanto, não espere mais. Comece sua jornada de aprendizado agora mesmo e capacite-se para um futuro brilhante. Lembre-se, o conhecimento é o recurso mais valioso que você pode adquirir, e estas plataformas o colocam ao seu alcance gratuitamente. Aproveite ao máximo e continue sua busca pela capacitação. 

Obrigada por ler até aqui, desejamos sucesso em sua vida acadêmica e profissional, continue nos acompanhando para mais conteúdos como este. Até breve!

Você também gostará de ler:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.